Manifesto do Sindimed a favor da Saúde da População

MANIFESTO DO SINDIMED A FAVOR DA SAÚDE DA POPULAÇÃO
Em face do aumento significativo do número de casos e óbitos e da alta taxa de ocupação dos leitos hospitalares na Baixada Santista, o Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande (Sindimed) vem a público manifestar seu apoio à adoção de medidas mais restritivas de circulação pelas autoridades governamentais de nossa região, bem como pedir à população em geral que respeite as regras de isolamento social impostas pelas Prefeituras.
Vivemos uma situação de guerra, com hospitais e prontos socorros recebendo um número excessivo de pacientes e atingindo sua capacidade limite de atendimento. E se não bastasse a falta de leitos, o número de profissionais de saúde capacitados para atendimento em UTIs não é suficiente para atender o aumento da demanda, intensificando os níveis de exaustão dos médicos e enfermeiros que estão na ativa.
Por isso, entendemos que a adoção de medidas de distanciamento social mais severas são, no momento, imprescindíveis para diminuir a circulação e contaminação do Covid-19 em toda a Baixada Santista e evitando a possibilidade do surgimento de novas variantes do vírus.
Não queremos ver pessoas morrendo sem atendimento adequado!
O Sindimed faz, ainda, um apelo à população, reforçando a importância do uso correto de máscaras e que cumpram todas as ações para contenção da pandemia da Covid-19, como o distanciamento físico, não compartilhamento de objetos de uso pessoal e a higienização das mãos.
Ao contrário do que várias “Fake News” dizem, as máscaras são os instrumentos mais eficazes para a redução da transmissão de vírus respiratórios e seu uso correto é a ação pessoal com efeito coletivo fundamental para diminuir a circulação do vírus. Pedimos ainda respeito às equipes de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.
Por fim, apoiamos e estimulamos toda e qualquer medida que acelere e amplie a vacinação contra a COVID-19. Todos precisam vacinar-se. As vacinas são seguras, reduzem formas graves da doença e hospitalizações e, dessa forma, são a porta de saída da crise sanitária sem precedentes em que nos encontramos.
Precisamos nos unir para podermos superar definitivamente o Covid-19. Somente a boa disposição, coordenação de esforços e de recursos nos levarão ao melhor resultado na defesa da saúde de nossa população diante desta ameaça.

Dra. Maria Claudia S. Cassiano
Presidente do Sindimed