Carta Aberta à população

Foto: divulgação

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

O Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande (Sindimed) vem a público manifestar sua preocupação quanto a decisão da Associação Santa Saúde , operadora do plano de Saúde de rescindir parcialmente os atendimentos de pronto-socorro junto ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos.
Em ofício encaminhado ao Sindimed, o provedor do Hospital, visando esclarecer os fatos de interesse da Sociedade e evitar o desencontro de informações, comunicou sobre a decisão unilateral da operadora de saúde, bem como, que o hospital estará mantendo, aos beneficiários do Santa Saúde, apenas os atendimentos de urgência e emergência de Maternidade (Pronto-socorro e parto). Os atendimentos em internações clínicas, cirúrgicas e em UTI, bem como os atendimentos ambulatoriais contratados também permanecerão inalterados.
Segundo a operadora de Saúde, tal decisão foi tomada visando direcionar os atendimentos de pronto-socorro para sua rede referenciada própria, a partir do dia 25 de junho de 2024.
Nós do Sindimed achamos louvável que operadoras de planos de saúde criem suas próprias redes de referência, com novos postos de trabalho e mais locais de atendimento para seus beneficiários. Contudo, nossa apreensão está no fato de que em vez de somar mais um pronto socorro, continuando assim com os atendimentos num hospital referência em nossa região, a Associação Santa Saúde optou por atender seus beneficiários apenas em sua rede própria.
Nossa inquietação deve-se ainda quanto às ocorrências graves, onde a celeridade no atendimento é crucial para a sobrevivência do paciente. Ao ser atendido fora das dependências do hospital, ele deverá aguardar mais tempo pelo transporte em ambulâncias, por vagas no Centro Cirúrgico e também para internações.
Outra situação em que observamos muitas dúvidas de nossos pacientes, principalmente os de mais idade, é quanto a questão de que muitos contrataram o Plano de Saúde como se este fosse do próprio Hospital Santa Casa e não uma empresa separada.
Por fim, nós do Sindimed reiteramos nosso compromisso em prezar pelo bom funcionamento dos serviços de saúde e garantir sua qualidade, não só para a classe médica, mas para a população em geral.

Maria Cláudia Santiago Cassiano
Vice-Presidente Sindimed