NOTA DE REPÚDIO

O Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande (Sindimed) vem a público manifestar sua indignação e repúdio diante de mais um episódio de violência contra um profissional de saúde. Em Peruíbe, uma médica da Unidade de Saúde da Família (USAFA) de Caraguava estava em seu consultório – em horário de almoço – quando um homem arrombou a porta a chutes, exigindo atendimento imediato, a agredindo e ameaçando de morte .

Os recorrentes episódios de insegurança aos quais os médicos vêm sendo submetidos há muito superaram os limites do tolerável. Há muito este sindicato vêm denunciando a vulnerabilidade a que estão expostos os profissionais que prestam serviços nas unidades de saúde, não só de nossa região, mas de todo o país. Não se vive hoje sem o medo constante da agressão física ou moral; não se consegue mais estabelecer um sentimento de segurança plena.

O modelo atual das políticas de segurança pública precisa de alterações sérias e urgentes. Não basta mais discutir os prós e os contras dessa ou daquela ação. O que precisamos é que se restaurem os valores éticos e morais de preservação da dignidade humana para que enfim, possamos ver a queda no número desses casos de violência desmedida.

É preciso que a segurança nas unidades de saúde pública seja mais efetiva e exercida por profissionais que estejam preparados para o exercício não só da segurança patrimonial, mas também da segurança física das pessoas que ali trabalham.

Basta de violência contra os profissionais de saúde!

Quanto à colega médica, que devido ao trauma está afastada e em tratamento psiquiátrico, todo nosso apoio e solidariedade.

Dr. Elói Guilherme P. Moccellin
Presidente Sindimed