MARÇO AZUL-MARINHO CONSCIENTIZA PARA PREVENÇÃO E COMBATE DO CÂNCER COLORRETAL


MARÇO AZUL-MARINHO CONSCIENTIZA PARA PREVENÇÃO E COMBATE DO CÂNCER COLORRETAL
Foto: divulgação

Como o nome sugere, o Março Azul-Marinho é uma campanha realizada no mês de março com o intuito de alertar à população sobre a importância da prevenção do câncer colorretal.
A intenção é compartilhar informações sobre o câncer que acomete o intestino grosso (ou cólon) e o reto (a parte final do intestino).
O câncer colorretal apresenta chances de cura, se diagnosticado precocemente. Nesse caso, Educar, informar e divulgar são as principais armas para rastrear e combater a doença.
Este é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o risco de se desenvolver a doença aumenta na medida em que as pessoas envelhecem. Apesar do câncer colorretal ocorrer em qualquer idade, a maior parte das pessoas atingidas possui entre 50 e 60 anos. Além disso, alguns fatores externos podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como: Consumo de carne vermelha e processada; Sedentarismo; Ingestão abusiva de álcool; Tabagismo;
Sobrepeso e obesidade.
Ainda de acordo com estimativas do INCA, as duas regiões do Brasil onde são encontradas as maiores incidências do câncer colorretal são no Sudeste e no Sul do país. Especula-se que isso acontece devido à urbanização e a adoção de hábitos alimentares de países desenvolvidos, onde são encontrados os maiores números de casos da doença.


Compartilhe