Fevereiro Roxo / Laranja


Fevereiro  Roxo / Laranja
Foto: divulgação

Mês de prevenção ao Lúpus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.


A campanha do Fevereiro Roxo foi criada em 2014, na cidade de Uberlândia (Minas Gerais). Seu lema é: “se não houver cura, que ao menos haja conforto”, aludindo à importância de proporcionar bem-estar aos portadores de doenças crônicas. Não existe um calendário oficial de conscientização. O trabalho geralmente é feito por ONGs e, muitas vezes, apoiado por prefeituras e governos estaduais, que promovem palestras, ações de informação sobre as doenças e até mutirões de saúde.
Essas medidas são importantes porque, além de darem visibilidade às doenças e a seus sintomas, incentivam que aqueles que suspeitam de algum problema procurem por um diagnóstico. O uso de lacinhos coloridos, inspirado nas ações de conscientização do câncer de mama, é uma forma alegre e de forte apelo visual para chamar atenção sobre a importância de conhecer e diagnosticar tais quadros.
Como as campanhas não são unificadas, em fevereiro também há a promoção da conscientização sobre a leucemia, o tipo mais comum de câncer, e a importância de se cadastrar como doador de medula óssea. Essa ação é chamada de Fevereiro Laranja.
Nos últimos anos, Lúpus e Fibromialgia ficaram um pouco mais conhecidas depois que personalidades revelaram sofrer delas. Em 2015, a atriz e cantora pop Selena Gomez anunciou que tinha lúpus, tendo inclusive que fazer uma pausa da carreira para cuidar da saúde. Em 2017, recebeu um transplante de rim, em decorrência da doença. Já a cantora Lady Gaga falou abertamente sobre como vive com as dores generalizadas causadas pela fibromialgia em seu documentário na Netflix.

Concientização e prevenção são importantes! É por isso que o Sindimed apoia estas causas!


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