Fake News: Cremesp esclarece que não existe “curso técnico em Medicina” autorizado pelo MEC


Fake News: Cremesp esclarece que não existe “curso técnico em Medicina” autorizado pelo MEC
Foto: divulgação

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) alerta para um card que circula nas redes sociais divulgando um “curso técnico em Medicina”, ministrado pela suposta Escola Técnica de Saúde do Acre. O Cremesp esclarece que se trata, claramente, de fake news.
Todas as informações contidas na imagem são falsas, desde o número da “Portaria da Educação”, até o nome da instituição e o número de telefone para contato. Não existe nenhum “curso técnico de Medicina” – para formar-se em Medicina é preciso fazer a graduação de seis anos em uma das faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação.
Para identificar as fake news nas redes sociais, analise o contexto do veículo e a própria informação divulgada; verifique as evidências e procure por reportagens em grandes veículos de notícias sobre o mesmo assunto; em casos de notícias na internet, cheque a URL (endereço do site) – alguns sites utilizam URL falsa semelhante a outros portais, mas com pequenas mudanças; sempre confira as datas das publicações; investigue as fontes; e fique atento a formatações incomuns.


Compartilhe