CARTA ABERTA DO SINDIMED EM APOIO AO HOSPITAL SANTO AMARO

O Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande (Sindimed) vem a público manifestar seu apoio ao Hospital Santo Amaro (HSA), de Guarujá, em sua cobrança, junto ao Governo Federal, para o aumento dos valores repassados aos hospitais públicos e filantrópicos por parte do Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais que uma reivindicação, o aumento da tabela do SUS é uma necessidade, pois esses valores estão extremamente defasados, causando enormes prejuízos a esses hospitais, o que, consequentemente, acaba afetando o atendimento à população. Infelizmente, esta é uma situação crônica. Há uma grande discrepância entre o que o mercado da saúde suplementar de fato trabalha em termos de tabelas remuneratórias e o que o SUS repassa aos prestadores, criando graves problemas para estas instituições. É necessário buscarmos o equilíbrio econômico financeiro nesta situação que há anos vem corroendo o caixa desses hospitais, afinal, em alguns casos, o custo real dos procedimentos é até dez vezes maior do que consta na “Tabela SUS” forçando as entidades, que deveriam apenas complementar a atuação do Estado, a financiarem o próprio sistema de saúde.
Nossa preocupação torna-se maior se levarmos em conta que essas instituições filantrópicas são as responsáveis por garantir à grande maioria da população (que não tem condições de pagar um plano de Saúde) uma plena cobertura médica e assistencial.
Há décadas, hospitais vêm fechando as portas por não conseguirem sustentar essa situação!Por isso, nós do Sindimed apoiamos essa reivindicação. Essa defasagem histórica na Tabela SUS só será corrigida quando for implantado um critério de reajustamento periódico dos valores dos procedimentos, que considere o efetivo custo dos tratamentos, os impactos das variações cambiais e as diferenças regionais de preços.
E para alcançar isso, nós, como Sociedade Civil, precisamos nos unir aos hospitais e instituições filantrópicas para podermos cobrar da União uma solução urgente sobre o assunto. Somente a coordenação de esforços e de recursos nos levarão ao melhor resultado na defesa da saúde de nossa população diante da ameaça de redução de serviços em um hospital tão importante para a Baixada Santista.

Dr. Elói Guilherme P. Moccellin
Presidente do Sindimed