Nota de repúdio sobre a substituição de médicos pela telemedicina


Nota de repúdio sobre a substituição de médicos pela telemedicina
Foto: divulgação

O Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão e Praia Grande (Sindimed), vem a público repudiar veemente a informação de que médicos especialistas estão sendo dispensados de suas funções e substituídos pela Telemedicina, atendimento médico à distância.
É lamentável que tais fatos ocorram antes mesmo que a Resolução nº 2227/2018 do Conselho Federal de Medicina (CFM) entre em vigor – tendo em vista as inúmeras ações que seguem sendo promovidas por diversas entidades que questionam alguns pontos da medida. A insatisfação com a forma em que a Resolução foi apresentada foi tanta que os Conselhos Regionais de Medicina conseguiram junto à diretoria do CFM um prazo inicial de 60 dias para que sejam entregues sugestões de alterações à resolução.
A regulamentação da telemedicina é um fato, mas é preciso atentar para as implicações negativas para o adequado exercício da medicina, bem como da garantia de observação das normas do Código de Ética Médica. O contato pessoal entre o médico e seu paciente no início de qualquer tratamento ainda é fundamental e o uso dessa tecnologia deve ser para ajudar na busca de um diagnóstico mais preciso em localidades afastadas dos grandes centros e garantir melhores benefícios para a população brasileira. E não colocar em risco a segurança de um diagnóstico ou tratamento das pessoas em prol de lucro, e muito menos para causar a demissão de médicos especialistas.

Dra. Maria Claudia S. Cassiano
Presidente Sindimed


Compartilhe