Janeiro Branco: ajudando o mundo a ser um lugar melhor


Janeiro Branco: ajudando o mundo a ser um lugar melhor
Foto: Divulgação

Janeiro Branco é uma Campanha sem fins lucrativos que usa o simbolismo da virada de ano para convidar as pessoas a pensarem em suas saúdes mentais, emocionais, comportamentais, relacionais e existenciais.
Criada em 2014, em Minas Gerais, incentivada por psicólogos, psiquiatras, profissionais da saúde e todos os grupos que acreditam na experiência de uma Saúde Mental e Emocional de qualidade, desde então vem se espalhando e levando a toda população mensagens sobre o assunto.
A ideia é a de sensibilizar a sociedade em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas , direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.
Um alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) indica que até 2020 a depressão será o transtorno mais incapacitante do planeta. Ainda segundo a OMS o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.
Entretanto, ações que envolvem projetos de Saúde Mental muitas vezes esbarram num obstáculo muito comum: o preconceito. Não só dos pacientes e da sociedade, mas até de profissionais de outras áreas da saúde. Por isso, é imprescindível uma maior conscientização de que depressão é uma doença comum, real que pode atingir pessoas de qualquer idade ou profissão, até mesmo um médico.


Compartilhe