Homenagem aos profissionais de Saúde


Homenagem aos profissionais de Saúde
Foto: divulgação

Neste Primeiro de Maio é tempo de parabenizar aos médicos e demais profissionais de saúde que continuam arriscando suas vidas diariamente para tentar salvar vidas.
Ao longo deste último ano, esses profissionais que se expõem na linha de frente, vêm enfrentando não só o aumento do nível de estresse, mas a saudade dos familiares dos quais se afastaram para evitar o contágio, a angústia de não saber se haverão leitos ou respiradores suficientes, a falta de medicamentos e o profundo pesar a cada vida perdida, principalmente dos colegas de trabalho. Isso sem contar com a explosão dos casos de Dengue e Chicungunya que vem lotando os pronto-atendimentos da Baixada Santista e fazendo com que médicos, enfermeiros e tantos outros trabalhadores da área se desdobrem em longas jornadas de trabalho.
Essa é a hora de lembrarmos que os médicos e demais profissionais de saúde são lutadores por princípio, lutam pela vida. Sua ética e seu papel na sociedade moldam sua missão de acompanhar o outro em momentos em que a saúde se encontra em desequilíbrio.
Mas mesmo ante todas as dificuldades enfrentadas neste momento tão difícil para a humanidade, esses homens e mulheres continuam saindo de suas casas, dia após dia, para dar o melhor de si em prol da saúde de um desconhecido. Em reconhecimento à importância destes profissionais, desde o ano passado, por diversas vezes, vimos homenagens e ações de incentivo a esses profissionais pelo trabalho inestimável, que merecem todo nosso respeito e gratidão. Para muitos, pode parecer pouco, mas para os que estão no front de batalha, essas ações, muitas vezes, são o incentivo necessário para continuar lutando.
Infelizmente, com o passar dos meses e o agravamento da pandemia, velhos hábitos voltaram a assumir, e com eles, o aumento dos casos de desrespeito e agressões às equipes de saúde. E isso não é tudo. Se não bastasse ter que lutar contra a pandemia, esses profissionais ainda têm que driblar o desserviço das fake News sobre os mais variados assuntos, desde qual a melhor forma de tratar os doentes, o melhor remédio, o isolamento social, o uso de máscaras, se é preciso ou não fazer lockdown, a eficácia das vacinas. Agora é o momento de a sociedade brasileira valorizar o trabalho dos médicos e demais profissionais de saúde. O movimento Aplausos Na Janela é muito bonito( e como já disse, tem o seu mérito), mas o que esses guerreiros que estão na linha de frente contra o Covid-19 querem é o respeito.
Assim, neste Dia do Trabalhador o Sindicato dos Médicos de Santos, São Vicente, Cubatão, Guarujá e Praia Grande (Sindimed) vem prestar sua homenagem aos médicos e demais profissionais de saúde da Baixada Santista e do mundo, que com dedicação, coragem, solidariedade e eficiência, continuam ajudando o mundo a superar essa pandemia.
Aos Trabalhadores da Saúde nossos agradecimentos, aplausos e respeito!
Dra. Maria Claudia S. Cassiano
Presidente do Sindimed


Compartilhe